featured livros

Resenha | Como Eu Era Antes de Você - JoJo Moyes

19:00Ayllana Ferreira

Resultado de imagem

FICHA TÉCNICA

Nome: Como Eu Era Antes de Você
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 320
Gênero: Drama | Romance
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. 


_________________________________________________________________________________


“Inclinei-me e encostei meus lábios no dele. Will ficou indeciso um instante e retribuiu o beijo. Por um instante, esqueci de tudo: o milhão e meio de motivos para não fazer aquilo; meus medos; o motivo para estarmos ali. Beijei-o, sentindo o cheiro da pele, os cabelos macios nas minhas ,mãos. Quando ele retribuiu, tudo isso desapareceu e ficamos apenas os dois numa ilha no meio do nada”. (p.281)

filme-como-eu-era-antes-de-voce-minha-vida-literaria-banner
Uma das cenas mais lindas do filme

Existem dois tipos de livros, aqueles que são como uma terapia e transportam o leitor para um novo mundo, fazendo com que ele se esqueça de todos os seus problemas. E aqueles que mexem com o coração e o cérebro de quem estão lendo, sendo capaz de provocar vários momentos de autorreflexão e questionamento. “Como eu era antes de você” se encaixa no segundo estilo. Publicado em 2012, e lançado no Brasil pela editora Intrínseca, a obra aborda “a batalha do amor para vencer limitações”.


Will Traynor possui uma vida invejável. Rico, bonito, bem sucedido, com um senso de humor afiado e jovem. O clássico partido que grande parte das mulheres desejam ter, e que os homens desejam ser. Diferentemente dos vários outros principais com dotes assim, ele sabia que sua vida era perfeita. Amava fazer esportes radicais, sexo, e acima de tudo, amava sua vida. Após um acidente de moto, tudo muda, inclusive, todo esse amor e vitalidade que lhe exalava.


Já Louisa Clark é uma mulher comum, sem grandes ambições ou sonhos. Nunca havia pensado sobre sua vida, e menos ainda sobre o seu futuro. Depois de perder seu emprego de 6 anos, a garota começa a refletir sobre quem era, e o que havia feito até o momento, descobrindo que não havia conquistado grandes coisas e, menos ainda, feito diferença na vida de alguém. E o pior, nem ela nem ninguém acreditava em seu potencial.


Após incansáveis buscas no setor de emprego, Lou recebe a chance de trabalhar como cuidadora de um tetraplégico. Com muita negação e receios, ela decide aceitar o emprego, e é nesse momento que a história entre os dois personagens se cruzam. O acidente que havia tirado o amor pela vida de Will também fora responsável por retirar os seus movimentos, deixando-o preso a uma cadeira de roda. Sem nenhuma vontade de viver, este tenta afastar a qualquer custa às pessoas que são contratadas como sua “babá”, e no nosso caso, a doce Clark.


O primeiro contato entre os dois é desastroso. A protagonista não sabe como agir, e o rapaz está em um manto de arrogância e sarcasmos para afastar qualquer um. Ele é grosseiro, rude e até mesmo deselegante quando o assunto é a sua deficiência. Contudo, como toda história de amor – ou necessidade de dinheiro – a menina transforma a vida do rapaz, demonstrando-lhe um novo mundo que ainda não havia sido explorado


Certamente, a narrativa de Jojo – autora do livro – faz com que tudo se torne interessante. A forma que ela apresenta cada um de seus personagens, abordando os sentimentos e as várias camadas destes, e traça as conexões entre eles torna tudo mágico, transformando “Como eu era antes de você” em uma história sensacional. Como se já não bastasse tudo isso, a dose de drama, superação e coragem abordados ao longo das páginas faz com que tudo se torne ainda mais emocionante e surpreendente.


Com o passar das páginas, é possível ver todo o sofrimento e a infelicidade por trás da aparência debilitada de Will. É impossível não sofrer com o personagem e sentir suas dores com a mesma aflição que ele mesmo sente. Para uma pessoa que considerava sua vida “como perfeita”, passar a viver restritamente em uma cadeira de roda pode se transformar em um pesadelo, e em algo impossível de suportar.


Tanto que a insatisfação fez que ele tomasse uma medida extrema, no caso, o suicídio. Felizmente ou infelizmente, dependente da perspectiva, o jovem não consegue cometer o ato, e lhe é proposto que espere por 6 meses para receber auxílio de outra pessoa para tal escolha. Este mesmo tempo seriam os 6 meses na companhia de Clark, e caberia a ela fazer com que esse deseje voltar a viver. Obviamente, como todo bom romance, os dois protagonistas começam a se apaixonar.


“As vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.” (p.236)


Em suma, querido leitor, dica de amigo para amigo(não sei se posso nomear nossa relação, mas farei isso): não leia “Como Eu Era Antes de Você” achando que é mais um romance comum como os do Nicholas Spark, em que o amor é capaz de resolver e superar qualquer problema. Sejamos críticos. É um sentimento belo, mas às vezes, só ele não é capaz. A principal essência deste livro é compreender que se trata de uma história de VONTADES e ESCOLHAS, então tente, por favor, compreender a escolha dos principais. Tente compreender que eles não são um casal comum. E por fim, tente compreender os dois pontos e as duas visões.


Inquestionavelmente, é uma ótima obra. E não só pelo romance e pelos personagens, e sim pela capacidade de retratar a realidade. Jojo critica o preconceito, aborda a superação e principalmente, dá um novo olhar à depressão. É um livro pé no chão, mas ao mesmo tempo, com uma narrativa mágica e cativante, daquele estilo único e inesquecível.
trinta-e-poucos-como-eu-era-antes-de-vocc3aa-o-livro-e-o-filme

Veja também:

0 comentários