featured livros

Resenha | As Crônicas do Amor: O Senhor do Tempo, o Príncipe e a Amada - Joilson Brandão

19:26Henrique Machado

FICHA TÉCNICA

Nome: As Crônicas do Amor: O Senhor do Tempo, o Príncipe e a Amada
Autor: Joilson Brandão
Páginas: 108
Gênero: Crônicas | Poesia
Ano: 2016
Editora: Editora Multifoco | Selo FuturArte Poesia
Sinopse: Após suscetíveis golpes da vida, o Príncipe acaba tendo sua fé abalada. Desiludido e tendo o tempo como o seu maior inimigo, ele acaba deixando inúmeras coisas para trás. Incluindo o amor e a Amada. É quando um acidente o coloca diante do Senhor do Tempo, que tem a missão de ajuda-lo a reencontrar o sentido da vida, restaurando a sua luz interior. Tudo parece bem, até que o verdadeiro inimigo surge, pondo em risco os planos do Senhor do Tempo, levando o Príncipe para caminhos totalmente diferentes.



_________________________________________________________________________________

"O cuidar é um fragmento do amor, aprisionado nas atitudes – A Amada"

Resenhar uma obra nem sempre é uma tarefa fácil. Existirão aqueles livros que nos despertam profundo amor e empolgação, aqueles que nos causarão dúvidas, e aqueles que não saberemos como reagir. As Crônicas do Amor: O Senhor do Tempo, o Príncipe e a Amada talvez seja um daqueles que me causara dúvidas.

O processo de criação não é nada fácil. Lidamos com obstáculos como o bloqueio criativo, cortes ou extensões e etc. Às vezes lidamos também com o tempo, ou com a empolgação de ser ter sua obra publicada. Enfim, são tantas variáveis que interferem no processo que, se não dermos atenção a todas elas, o resultado pode não ser o esperado.

Quero começar dizendo que a obra não foi um fracasso, de forma alguma. Pelo contrário, acredito, em minha opinião como escritor e também leitor, que se trata de um diamante bruto, e que alguns ajustes poderiam fazê-lo brilhar como a mais bela joia lapidada.

Escrito por Joilson Brandão, o livro conta em poesias e reflexões a história do Príncipe, que após tantas batalhas travadas ao longo de sua vida, encontra-se desacreditado, sem fé. Este se encontra com o Senhor do Tempo, um homem que teve suas preces atendidas, e agora assumia a face daquele que todos corremos contra. A premissa da obra é bastante interessante, e de fato atrairia olhares de leitores aficionados por reflexões e histórias de redescobertas, mas talvez a falha esteja no desenrolar dessa história.

Assumo, sou apaixonado pelos famosos clichês literários, mas nem por isso não me deixo envolver por uma boa história que foge do comum. Mas enquanto lia cada frase/verso da obra, algo me dizia que não estava completo, e quando finalmente cheguei ao fim da leitura, eu entendi o que. Ao mesmo passo que apresentava uma boa premissa, o autor pecou em não dar uma atenção maior aos detalhes. Como leitor, esperava por mais encontros e diálogos entre os personagens, especialmente com o Senhor do Tempo. Acredito que se o desenvolvimento fosse outro, se aos detalhes fosse dado mais atenção, a história teria me ganhado por completo.

Mesmo bruto, os diamantes carregam em si características belas, e não é diferente com a obra de Brandão. O livro é recheado com lindas reflexões sobre a vida, sobre as escolhas e sobre o amor. Claro, eu não concordei com todas elas, mas o questionamento é o que torna tão linda a proposta que o autor oferece. São inúmeras as belas passagens, e nesse ponto, Brandão definitivamente acertou.

Em todas as coisas existentes, o olhar poderá acontecer de infinitas maneiras. Não sou dono da verdade, tampouco da mentira. Alguns se encontrarão apaixonados por essa obra e outros apenas a guardaram na estante, talvez sem nem lembrar que ela ali existe. E isso não é exclusivo da obra a qual dirijo minha opinião aqui escrita, mas sim, com todas as obras existentes.

Ser escritor implica lidar com a hipótese de que sua obra não irá agradar a todos. Brandão não errou ao criar As Crônicas do Amor: O Senhor do Tempo, o Príncipe e a Amada, ele deu início a um processo, longo e cheio de obstáculos, que é o de ser um escritor. Para isso exige-se a coragem e a disposição de colocar sua cara exposta para receber beijos ou tapas. E sem dúvidas, essa coragem despertou minha admiração.

Para leitores, deixo a vocês a decisão de ler ou não a obra. Não se deixem ser tomados apenas por minha opinião, afinal todos somos únicos, e cada experiência terá em si, um perfume de conquista. E para Brandão, quero deixar meus parabéns e o meu obrigado. Parabéns por sua iniciativa, por ter coragem e por se arriscar. Obrigado por confiar em mim e estar aberto para as diversas opiniões. Quero também te pedir que não pare. Você tem um longo caminho a percorrer, e nele encontrará obstáculos e flores. Criar é algo no mínimo complicado, mas tenha a fé de que você está no caminho certo e isso é só o começo!

As Crônicas do Amor: O Senhor do Tempo, o Príncipe e a Amada, é o segundo volume da saga As Crônicas do Amor, escrita pelo cronista Joilson Brandão, e poeticamente conta a história de um homem carregado de nobreza, que como uma segunda chance, encontra-se com o tempo. O livro já está disponível para vendas, e representa o início da grande aventura que é escrever.

Veja também:

0 comentários