featured livros

Resenha | Starters - Lissa Price

19:30Ayllana Ferreira

Resultado de imagem
FICHA TÉCNICA

Nome: Starters
Autora: Lissa Price
Páginas: 424
Gênero: Distopia | Fantasia | Romance
Ano: 2012
Editora: Nova Conceito
Sinopse: Seu mundo mudou para sempre.Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador.
Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...



_________________________________________________________________________________


Na literatura, as distopias são caracterizadas por ser um universo fictício, geralmente pós-guerra, governados por ditadores em regimes totalitários, no qual os membros daquele têm seus direitos e sua liberdade limitada a fim de melhorar o bem-estar coletivo. Atualmente, várias novas histórias seguindo este padrão estão caindo nas “graças do público”, como a franquia Divergente, Jogos Vorazes, Maze Runner, Delírio, Starters, dentre várias outras.

Starters é um livro de ficção científica, escrito por Lissa Price e publicado pela Editora Nova Conceito em 2012. No seu prólogo, a “Guerra de Esporos” está acontecendo, sendo responsável pela disseminação de um vírus extremamente mortal. Assim, visando à sobrevivência da espécie humana, o Governo decide vacinar a população mais frágil e menos capaz de sobreviver à doença, ou seja, as crianças/adolescentes (Starters) e os idosos (Enderes). Porém, os danos dessa foram muito maiores do que o imaginado, matando todos que não haviam sido vacinados. Dessa maneira, em pouco tempo, parte dos humanos haviam morrido, restando apenas Enders e Starters nessa nova sociedade.

É nesse contexto que surge Callie e Tyler, dois irmão que após terem seus pais mortos pela doença, precisam batalhar todos os dias a fim de sobreviver, enfrentando a fome, o perigo “dos marginais”, e o próprio governo que quer recolhê-los e leva-los para uma instituição.

Tyler é o caçula, e com apenas 7 anos, não se lembra quase nada do mundo anterior a Guerra de Esporos. Quando mais novo, o menino foi diagnosticado com uma doença grave que se tratada corretamente, não é fatal. Porém, os dois irmãos vivem na rua e na extrema miséria, o que torna baixo suas chances de cura ou sobrevivência. De certa maneira, o personagem é uma das principais figuras de inocência da obra, já que mesmo com problemas de saúde, ele ainda é alegre e esperançoso, além de extremamente crente e amoroso com sua irmã.

Callie é a principal da obra, sendo aquela típica personagem com espírito de heroína, disposta a passar pelo céu e o inferno para proteger o seu irmão. Ao longo das páginas é possível notar seu amadurecimento, além de demonstrações constantes da força e “bondade” presentes em seu comportamento. Uma de suas características que diferem-na das protagonistas tradicionais é que apesar de toda sua empatia e bondade com aqueles que ama, a personagem não é aquele clichê que cansa o leitor, agindo sem pensar na maior parte do tempo, e de maneira extremamente dramática.

Outro ponto interessante da heroína é que mesmo tendo se transformando em uma “mãe” para o seu irmãozinho, Price retratou-a com uma menina, uma típica adolescente sonhadora, que deseja ser feliz e encontrar o seu príncipe encantado. Por trás da garota batalhadora, existe uma menina normal, que faz escolhas erradas, se apaixona pelo melhor amigo, e logo depois vive um triângulo amoroso. Sofre desilusão, mas continua forte, e batalhando por aquilo que acredita. Esse é um dos principais pontos que tornam Callie uma protagonista única e inspiradora.

"Durante todo aquele tempo, pensei que eu fosse a fraude, a camponesa fingindo ser uma princesa. Mas, na verdade, quem estava disfarçado era o príncipe. Durante todo aquele tempo, havia um ogro disfarçado de príncipe. Em meu mundo, nada era o que parecia. E eu não sabia se conseguiria voltar a confiar em alguém." (p.353)

No início da obra, ela está desesperada para salvar seu irmão, estando disposta a se submeter a qualquer atrocidade para dar-lhe um lar e tratar sua doença. Após ouvir de um vizinho sobre um local que contrata Starters (Prime Destionation), a menina decide arriscar sua vida para conhecê-lo e conseguir uma chance de sobrevivência para seu irmão.

A “Prime Destination” é uma instituição em que os jovens oferecem seus corpos para aluguel. Em outras palavras, os Starters oferecem seus corpos jovens e sadios para que os Enders possam habitá-los por certo tempo e relembrar como é ser jovem novamente (os dois trocam de mentes, o corpo do Enders fica desanimado e sua mente no corpo do outro, enquanto a mente do Starters fica congelada em um sonho e o seu corpo alugado).


"Ouvir aquelas palavras fez com que tudo parecesse real. Aqueles Enders velhos e caquéticos, com braços e pernas tomados pela atrite, toando o controle do corpo daquela adolescente durante uma semana, vivendo dentro de sua pele. Meu estômago começou a se revirar. Eu queria sair correndo, mas uma ideia me mantinha ali.
Tyler (p.15)"

Vendo que aquela era a única chance de conseguir dinheiro e permitir que seu irmão sobreviva, Callie se oferece para o banco de corpos, e se submete aos aluguéis. Os primeiros foram completados sem problema algum, para a garota, não foi nada mais que um sonho. Porém, no último, esta acorda no meio deste, e com uma arma na mão. Desesperada, e sem saber o que fazer, a principal começa uma busca por respostas. Alternando a consciência com a Enders que está alugando-a, a menina começa a descobrir as intenções e a verdade por traz da instituição que lhe contratou.

Certamente, um dos pontos mais interessantes do exemplar é ver a criatividade e a inovação ao longo de cada página. Apesar de possuir algumas ideias que parecem semelhantes à de outras distopias, quando observado com mais atenção, esta é original e cheia de peculiaridades. A narrativa é eletrizante, sendo impossível parar de ler logo após seus momentos iniciais.

Seu final é clichê e previsível, mas isso não torna a história menos surpreendente ou única. Mesmo sendo a finalização de um arco de histórias, a autora conseguiu deixar espaço para especulações e novos inícios. Com o fim da leitura, novos questionamentos surgem, podendo motivar o leitor a comprar sua continuação.

Por fim, a edição do livro é encantadora. Com cores metalizadas e detalhes em alto relevo, a capa da obra possui uma figura pixelada de uma mulher, possivelmente da protagonista, tornando-se uma arte única e bem diferente das tradicionais.

Veja também:

0 comentários