featured livros

Resenha | Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

19:31Ayllana Ferreira


FICHA TÉCNICA

Nome: Cidade dos Ossos
Autor: Cassandra Clare
Páginas: 462
Gênero: Fantasia | Romance
Ano: 2010
Editora: Galera Record
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 




_________________________________________________________________________________


“Cidade dos Ossos” é o primeiro livro da saga Instrumentos Mortais. Escrito pela norte-americana Cassandra Clare e publicado no Brasil em 2007 pela editora Galera Record, a obra tem como cenário um universo mágico, com fadas, vampiros, lobisomens, demônios, caçadores das sombras, entre vários outros seres, e uma garota no meio deste mundo, tentando compreender quem realmente é.
Clary Fray é uma típica adolescente que não se preocupa com nada além dela mesmo, e acredita que a extrema proteção de sua mãe é desnecessária. Com seus longos cabelos ruivos e o rosto sardento, a protagonista dotada de uma personalidade forte é também mimada e alienada com o mundo que a cerca, até que certos acontecimentos obrigam-na a compreenda o valor de sua “família” e amadurecer
Após o desaparecimento de sua mãe e eventos suspeitos em um pub que frequentava, ela se descobre no meio de uma batalha sangrenta entre a Clave – “elite” dos caçadores das sombras- e Valentim – um caçador das sombras que enlouqueceu. Além disso, constata a existência a de um universo mágico atrelado às normalidades de seu dia-a-dia que nem imaginava que existia. Com um amigo mundano – humanos que não conseguem ver o mundo mágico – e novos conhecidos, a heroína precisa compreender suas origens e resgatar sua mãe antes que seja tarde demais.
É nesse contexto que surge Jace Wayland, um caçador das sombras loiro e com olhos dourados, extremamente habilidoso, convencido e arrogante. Cassandra criou um personagem único e inesquecível. Aposto que vocês não compreenderam como alguém com tais defeitos pode receber o último elogio. O motivo é simples. O senso de humor do personagem é um dos maiores acertos da autora, uma vez que é capaz de arrancar boas risadas do leitor. Ademais, os mistérios de sua origem apimentam a trama, além de seu relacionamento com a heroína.


"– É nessa hora que você começa a rasgar tiras da própria blusa para fazer um curativo no meu machucado? – brincou Clary. Ela tinha horror a sangue, principalmente ao dela própria.
-Se você queria que eu arrancasse minhas roupas, bastava pedir." (p.145)
"Sinceramente, Jace Рela disse, ṭo suavemente quanto o tocou Р, voc̻ ṇo sabe que ṇo deve brincar com vidro quebrado?
Ele emitiu um rúido como uma risada engasgada antes de estender a mão e tomá-la em um abraço. Ela estava ciente de Luke os observando da janela, mas fechou os olhos e enterrou o rosto no ombro de Jace. Ele cheirava a sal e sangue, mas, somente quando a boca dele se aproximou do ouvido dela, Clary conseguiu entender o que ele estava dizendo, o que havia sussurrado antes, e era a ladainha mais simples de todas: o nome dela. Só o nome dela." (p.345)


Clary e Jace entram naquele clássico ranking dos casais indescritíveis, que incentivam a acreditar em um amor puro e romântico. Assim como Sofia e Ian, eles nos fazem sonhar com um relacionamento perfeito, repleto de altos e baixos, e que traduzem a expressão: “se apaixonar pela mesma pessoa todos os dias”. É o primeiro livro da história entre os dois, e ao longo de cada obra, vemos o amor deles florescer e ficar mais forte, superando as maiores tragédias possíveis, e nunca enfraquecendo (mas nada de spoiler, porque pretendo falar de cada livro dessa linda coleção separadamente).
      Voltando a história e parando de tagarelar:
Assim, com a ajuda do menino, Clary percebe o que realmente é, e o porquê de não se lembrar dessa nova realidade. A partir daí, novos desdobramentos permitem que esta descubra onde sua mãe está, como resgatá-la e os planos de Valentim. A primeira parte da ideia do resgate é simples, oferecer o Cálice Imortal (instrumento mortal capaz de criar novos caçadores, e uma das coisas que o vilão mais quer) para este como moeda de troca, Jocelyn pelo instrumento.
A narrativa construída pela autora é bem detalhada, desde a caracterização dos personagens até a aparência das construções. De início, dependendo do leitor, isso pode tornar a leitura lenta e entediante. Ademais, há também uma repetição excessiva de palavras, o que pode contribuir ainda mais para o sentimento citado acima.  Inicialmente, Cidade dos Ossos se assemelha com vários livros do estilo, sem possuir grandes diferenciais e inovações. Porém, ao decorrer das páginas, é possível compreender que a autora transformou uma história comum em algo mágico, e aqueles pontos que antes poderiam incomodar (me incomodavam), se transformam em uma de suas principais armas para tal sentimento, e em algo fascinante.
A riqueza dos detalhes permite que o leitor se sinta parte da história, conseguindo construir mentalmente os vários cenários que acompanham as batalhas. As descrições dos personagens proporcionam um sentimento de identificação e intimidade, como se eles fossem nossos amigos e os conhecêssemos há anos. Além disso, os mesmos são cativantes e extremamente encantadores, já que que apesar das caracterizações simples, são cheios de camadas e complexos, instigando o leitor a querer conhece-los mais.
Para mais, o final do livro é surpreendente e belo. A construção dos elementos para chegar em tal conclusão colaboraram para transformá-lo em algo único e especial. Ou seja, apesar de alguns elementos clichês encontrados ao longo da história, Cassandra Clare conseguiu criar um universo único, com personagens únicos, especiais e inesquecíveis.


Para aqueles que se interessaram pelas minhas citações, a numeração das edições são diferentes. As minhas correspondem à Edição Holográfica da obra.

Veja também:

0 comentários