featured livros

Resenha | Eu Te Darei o Sol - Jandy Nelson

10:20Henrique Machado


FICHA TÉCNICA

Nome: Eu Te Darei o Sol
Autora: Jandy Nelson
Páginas: 384
Gênero: Drama | Ficção | Mistério | Romance | Jovem-adulto
Ano: 2015     
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separam definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.



_________________________________________________________________________________

“Arrisque-se (uma, duas, três, quatro vezes).
Reconstrua o mundo.”

Talvez não exista uma maneira correta de se começar a falar desse livro, ou talvez eu esteja tão tomado de sentimentos que sequer consigo os organizar em uma sentença que faça sentido. A única coisa da qual tenho certeza é que neste momento em que escrevo, estou tomado por uma mistura de cores, sons, temperaturas e todos os outros elementos que transformam a vida em arte, e a arte em vida.

Acabar uma leitura nunca é fácil, principalmente quando se trata de um livro cuja história passa a correr por suas veias e encontra morada em sua alma, mente e coração. Não sabemos exatamente como proceder quando isso acontece, somos um poço de sentimentos que formam um turbilhão dentro de nossa existência e tudo que queremos é que a história não tivesse acabado. O livro Eu te darei o Sol me foi presenteado há um tempo considerável, no entanto só fui capaz de dar início à leitura há poucos dias. Se por um lado me arrependo de não ter me deixado apaixonar por tal história antes, por outro, agradeço por ter esperado o momento certo.


“Às vezes, quando você surfa, você pega uma onda e percebe que está ‘sem chão’, e de repente, sem aviso, você se vê caindo diante da parede de água.
Sinto-me assim.”


Acredito que existem histórias as quais lemos, outras que nos leem, e outras das quais nos tornamos parte, e Jandy Nelson foi capaz de criar uma em que todas essas coisas estão reunidas em uma única experiência. Se ao longo do livro minha paixão pela narrativa e pelas personagens foi crescendo em uma velocidade sobre-humana, encontrei-me refletido em cada uma das linhas escritas, bem como me vi transparente, como se, durante a leitura, meu ser se tornasse translúcido, revelando meus medos, meus segredos, minhas inseguranças e meus sonhos.

Em Eu te darei o Sol, Jandy Nelson conta a história de Noah e Jude, dois irmãos gêmeos cuja a vida é atravessada por uma sequência de complexidades, até que uma tragédia desaba sobre seu mundo compartilhado. Arte, poesia, amor, sexualidade, problemas familiares, mistério, segredos e mentiras, tantos temas perfeitamente amarrados em uma única narrativa. Contada a partir da perspectiva de cada um dos irmãos, a história criada por Nelson é capaz de emocionar, de provocar ira, de despertar sentimentos contidos e, principalmente, de nos apaixonar.

Entre os momentos de comédia, de emoção e de confusão, os personagens desenvolvem-se tão profundamente que fica difícil acreditar que tudo isso coube em apenas 380 páginas. Não há pontos falhos, não há furos de narrativa, não há superficialidade. Judy Nelson foi capaz de agregar às suas palavras um coquetel de arte, sensibilidade, poesia, criatividade e genialidade.


“Não sei como isso é possível, mas é: uma pintura é ao mesmo tempo exatamente igual e completamente diferente todas as vezes que você olha para ela. É assim que são as coisas entre mim e Jude agora.”


Eu poderia tentar discorrer sobre o desenrolar da história, contar mais sobre as incríveis personalidades dadas aos protagonistas, e falar sobre um dos finais mais lindos que eu poderia ter encontrado, mas a verdade é que eu provavelmente estaria cometendo um crime. Eu te darei o Sol é uma obra completa, perfeita do início ao fim. Tentar reduzi-la em poucas palavras seria como agredir a experiência pela qual acabo de passar.

Encontrei nessas páginas o que seria como uma adaga que abriu em mim uma ferida indolor, pela qual vazam inúmeros sentimentos, alguns os quais não sou capaz de nomear. Em mim há uma ferida que eu tenho certeza que cicatrizará e deixará uma marca que carregarei com felicidade e boas lembranças.  E neste momento, ainda que talvez você nunca receba essas minhas palavras, Jandy, obrigado por essa experiência incrível, obrigado por me fazer conhecer Jude, Noah, Oscar e Brian. Jandy, obrigado pela poesia, pela sensibilidade e pela criatividade que você jogou para o mundo. Jandy, obrigado! 





(Fotos autorais)


Veja também:

2 comentários

  1. Eu amo essa história! E depois de ler sua resenha morri de saudades dela. Talvez algum dia eu releia ela porque amei demais!
    Adoro resenhas com quotes! Adorei!

    Beijocas,
    Carla Felzemburgh
    www.sharingbooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo que tenha gostado! Essa história mexeu muito comigo também, entrou para o hall de favoritas! haha

      Excluir