featured livros

Resenha | Filhos da Lua: O Legado - Marcella Rossetti

16:51Ayllana Ferreira

Resultado de imagem para filhos da lua avec

FICHA TÉCNICA

Nome: Filhos da Lua - O Legado
Autora: Marcella Rossetti
Páginas: 479
Gênero: Fantasia | Aventura
Ano: 2016
Editora: AVEC
Sinopse: Você consegue imaginar que a vida que te ensinaram a viver pode não ser aquela para a qual nasceu? Que tudo o que acredita pode não ser inteiramente verdade? E que existem criaturas conhecidas como trocadores de pele vivendo entre nós?

Em Filhos da Lua: o Legado, você descobre um novo universo de fantasia urbana, tendo como cenário o nosso país. A autora apresenta uma aventura cheia de mistérios cuja personagem principal é Bianca, uma adolescente que não imagina que sua chegada na cidade desencadearia uma série de acontecimentos capazes de transformar completamente a sua vida e revelar os segredos de um perigoso mundo.



_________________________________________________________________________________



Sejam bem-vindos a Lettera, queridos leitores!

Depois de anos cultivando um amor puro e verdadeiro por livros, recebemos a maravilhosa oportunidade de ser parceiros da Editora Avec. Desde já agradeço pelo carinho e a disposição da empresa com o seu leitor, e a disponibilidade para ajudar a mim, uma blogueira iniciante, a compreender o universo das parceiras. Venho deixar claro para vocês, Letterianos, que embora eu a Avec estejamos em um mesmo barco, isso não quer dizer que as resenhas do blog serão impregnadas de valor, querendo agradá-los. Ou seja, mesmo tendo um carinho especial pela editora, o nosso objetivo principal e os nossos lemas continuam sendo o compromisso com a verdade, e a honestidade com o nosso leitor.

“Descobrir quem você realmente é será apenas o começo”

Recentemente, recebi a chance de resenhar o livro Filhos da Lua, escrito por Marcella Rossetti. A obra conta a história de Bianca, uma menina que quando criança, viu sua mãe e seu padrasto serem assassinados por uma criatura assustadora. Desde aquele dia, a sua vida nunca mais foi a mesma. Pesadelos acompanham-na diariamente, junto a um sonambulismo perigoso e o medo recorrente do passado, a obrigando a se mudar constantemente junto à sua irmã mais velha, em busca de um lugar seguro.
Na sua nova vida em Santos, as coisas pareciam finalmente estar dando certo. Pela primeira vez a menina tinha amigos. Contudo, os pesadelos estavam ainda mais presentes, o sonambulismo mais intenso, e alguns garotos de sua escola exerciam uma influência esquisita sobre o seu bem-estar – estranhas dores de cabeça começaram a surgir. Mas nada insuperável, até o momento
Só que como diria a clássica frase dos nossos pais, “tudo que é bom dura pouco”, a paz é ameaçada quando ela começa a ser perseguida por alguns estranhos, que acabam provocando um atentado em uma boate lotada de pessoas. Lá, ela descobre a verdade sobre o seu passado e sobre o dia em que seus pais morreram. Lobisomens existem, ou melhor Karibakis, sendo a protagonista a herdeira de um de seus legados em extinção. Além disso, existe uma guerra entre as raças de seres sobrenaturais desde os primórdios do tempo e a menina é a última esperança para o lado de sua espécie.
Em meio a tantas reviravoltas, a mocinha conhece o encantador, maravilhoso, arrasador e crush supremo Julian. O garoto é um alfa corajoso, que se esconde em um manto de ironia e crueldade para afastar qualquer um. Agora vocês me perguntam, como não se encantar pelo bad boy que é na verdade um príncipe encantado?!
A escrita da autora é simples e nostálgica. Em algumas construções de frases, é possível perceber a sua presença e o bom humor na mera escolha de palavras, resultando em um tom de intimidade com o leitor e, consequentemente, contribuindo ainda mais para a boa qualidade do livro. Filhos da Lua é uma obra fácil de se ler: comecei a ler em um dia, mais especificamente enquanto descansava dos meus afazeres de faculdade, e quando vi, já tinha passado quatro horas e eu não conseguia mais largar. A trama me hipnotizou e me fascinou, eu lia cada página já sofrendo por ser uma a menos naquela maravilhosa produção, ao mesmo tempo em que ficava extasiada pelo que havia encontrado.
Comecei leitura sem grandes expectativas, afinal, parecia um livro comum, sem grandes diferenciais. O início é meio Crepúsculo, a menina estranha que se apaixona pelo garoto mais popular da escola – Lucas -, e ele a evita a qualquer custo. Só que de Crepúsculo e de previsibilidade não tem nada. A história de Marcella é rica em conteúdo, não é superficial e muito menos mais um drama de uma adolescente deprimida. Você chega na página 100 com aquela sensação de “ai meu deus, quanta coisa aconteceu”, aí você se dá conta de que não está nem no início do livro e ainda tem muita bola para rolar. A todo momento você quer saber o que está acontecendo. Na verdade, tá mais para: “você PRECISA saber o que está acontecendo”.
Definitivamente, foi uma das melhores obras que eu li nesse ano. A história é envolvente e emocionante, além de dinâmica e eletrizante do início ao fim. Sabe aquele livro movimentado, mas que sabe equilibrar bem os momentos de tensão com os de calmaria, criando uma história ideal!? A trama não é apelativa, não é forçada. As coisas acontecem no seu devido tempo, sem faltar ou sobrar recursos.
Para melhorar, tudo é interessante: a mitologia, a narrativa, os acontecimentos e, principalmente, os personagens. Bianca é a personificação de tudo aquilo que uma heroína deveria ser: inteligente, perspicaz, sonhadora, corajosa e batalhadora. Não é aquela adolescente chata, presa em crises de autoestima e que acha que sozinha pode vencer o mundo. Ela tem consciência das suas limitações e da sua capacidade, estando disposta a qualquer coisa para salvar seus amigos.
De início, eu tinha adorado o Lucas e o que ele representava. Só que, com o passar da história, eu meio que fui criando nojo dele, fora uma certa raivinha e rancor pelo que havia feito. Eu me desencantei e concluí que o suposto príncipe encantado era na verdade um sapo: um menino imaturo que não sabe o que quer.          
Já Julian foi a minha maior surpresa. Eu não imaginava que havia tanto caroço por trás daquele angu e que o garoto seria tão mais complexo e encantador do que a sua premissa de bad boy mal compreendido. A cada página eu me surpreendia mais com seu carinho e sua doçura camuflado por trás de tanta marra. E quando descobri a verdade então, MEU DEUS, um tapa doeria menos! Me deu vontade de colocá-lo no meu colo e ficar fazendo cafuné. Para piorar ainda mais o aperto no meu coração, teve aquele final... o que que foi aquilo?!!!! De novo, um tapa doeria menos. Foi totalmente surpreendente e inimaginável!
A composição da narrativa é outro ponto que torna a trama ainda mais maravilhosa. O texto é narrado em terceira pessoa, por um narrador onisciente. Consequentemente, existem capítulos destinados a contar determinado bloco narrativo, enquanto outros buscam perpetuar a cronologia padrão da história. Acredito que essa mistura de pontos de vista foi um dos elementos fundamentais para tornar aquela obra ainda mais completa, íntima e envolvente para o leitor.
Algo que eu adorei foi que a brasileira conseguiu trazer um tom inovador para a temática batida de lobisomens, como se fosse um assunto novo, nunca abordado antes. Além de se tratar de uma história de ficção ambientada no nosso país – geralmente os autores nacionais usam de cenários estrangeiros.
Por fim, é importante falar sobre a edição da Avec. Que coisa mais linda! O início dos capítulos é marcado por uma moldura de paisagem e capitulares maiores que o normal. O rodapé é delicado e combina com outros elementos visuais da produção. E a capa do livro é uma graça, uma bela ilustração! Parabéns Avec e Marcella, vocês arrasaram nesse livrinho!!! Filhos da Lua entrou em um lugar especial no meu coração.
E para você, querido leitor que chegou até aqui, conte-nos o que achou da obra! E caso nunca tenha lido, recomendo que leia, é maravilhoso!

Veja também:

0 comentários