animes entretenimento

#5coisas: Animes que me amadureceram

17:05Cecília Rodrigues

Resultado de imagem para sailor moon wallpaper

Bom dia/Boa tarde/Boa noite otakus de coração ou ainda iniciantes meio perdidos nesse mundo! Não dá pra negar que esse universo de animes é tão vasto que muita gente que não tiver um guia tem grandes chances de ficar perdido: São nomes diferentes pros gêneros, estereótipos de personagens com nomes esquisitos... Até alguém mais “entendido” do assunto pode acabar confundindo.

Mas também não dá pra negar que, como em qualquer coisa da vida, cada anime nos ensina uma lição diferente( seja ela boa, ruim, útil ou inútil) e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Eu serei sua guia turística, e te apresentarei alguns animes ( alguns totalmente conhecidos, alguns que te farão perguntar “ o que é isso?”) que mudaram alguns detalhes sobre como eu via o mundo e até me amadureceram.

Então, vamos para a lista!



HAKUOKI



Os animes de harém inverso e shoujo simplesmente seguiram todo o meu histórico de “assistidos”, já que foram os primeiros animes que realmente me engataram na história ( E eu, como uma boa amante de romance, não podia deixar de colocar um na lista)

“Mas existem dezenas de animes desse gênero espalhados pela internet, o que faz Hakuoki ser tão diferente e especial pra você?”, vocês perguntam. E a resposta é muito simples:

Praticamente tudo.

Hakuoki é um anime histórico, baseado em fatos reais que aconteceram na era Meijii do Japão. Ou seja: Tem samurais, guerra e lutas. Tudo isso misturado ao fato que a personagem principal (Chizuru Yukimura) é uma garota disfarçada de homem no meio dos samurais que só tem o objetivo de achar seu pai, que sumiu quando foi trabalhar em Kyoto e que também é o médico procurado pelo Shinsegumi( que a salva ainda no primeiro episódio), culpado por criar uma espécie de vampiro.

(PS: Inclusive, na minha humilde opinião, Chizuru é uma das personagens principais mais girl power dos animes desse gênero)
Hakuoki tem uma parte sobrenatural, que na verdade é bem “ok”. O anime poderia facilmente existir sem esse detalhe, mas não deixa de ser extremamente interessante. E também, o romance entre os dois personagens (Sim, no anime a Chizuru só se relaciona com um rapaz) não é forçado e nem rápido demais... E inclusive ela tem tempo de criar um vínculo com todos os rapazes antes de entrar num romance.

O que esse anime mudou minha vida: Eu devo admitir que chorei litros e rios com esse anime, mas esse post é seguro para spoilerfóbicos então ficarei caladinha. Hakuoki me marcou muito, me mostrou que a vida não era lindinha, cheias de garotos lindos e românticos e flores que nem muitos animes desse gênero mostram. Hakuoki mostra um cenário de guerra, com direito a mortes que te sensibilizam e mesmo assim não esquecem de mostrar os boys lixo e as cenas que te fazem falar “Ah... até que eles são fofos”. Que nem é a nossa vida, eu imagino.



DEATH PARADE


Com uma opening que me faz ter vontade de dançar e cantar até agora, falemos de Death Parade!

A grande premissa desse anime pode soar meio assustadora pra alguns: Basicamente... quando duas pessoas morrem ao mesmo tempo e ainda não se dão conta de sua morte, elas são levadas até o bar Quindecim. Guiadas pelo árbitro Decim, elas jogarão um jogo( no qual, aos poucos, vão se lembrando de sua vida e morte), um jogo que decidirá qual delas vai pro céu/reencarnação e qual vai pro inferno/vácuo.

Eu já sou bem chorona naturalmente, então já podem suspeitar que eu chorei em quase todos os episódios desse anime. Não só a história é densa pra eu conseguir absorver de uma vez, mas tudo em Death Parade tem um ar de sensibilidade: A música, a dublagem, os traços. Parece que tudo é feito com uma delicadeza especial só pra te deixar mais choroso ( O que não combina nem um pouco com a opening, diga-se de passagem)

O anime também tem o enredo da “Mulher Misteriosa”, uma moça de cabelos pretos que aparece misteriosamente naquele lugar( que na verdade é um prédio com vários “bares”, estranho porém verídico) sem lembrar de absolutamente nada de seu passado e nem seu nome. Ela acaba se juntando a Decim e fica ajudando-o a julgar os mortos.

O anime também tem flashbacks de acabar com qualquer pessoa sensível que nem eu. Durante os episódios, vamos vendo junto com os personagens o que eles passaram na vida deles (e acredite em mim, nunca é uma coisa leve ou legal) e o que levou a morte deles. Os jogos são estranhos, e algumas vezes eu senti a dor dos jogadores. Ao mesmo tempo, temos a “Mulher Misteriosa” descobrindo sobre seu passado.
O que esse anime mudou minha vida: Me fez refletir se eu estou aproveitando bem a minha vida. Sim, eu sou bem nova ainda, mas eu acredito que todo dia deve ser vivido como se fosse o último. E vendo personagens tão... arrependidos e consumidos por sentimentos ruins e loucura me fez pensar mais. E agora eu tento aproveitar cada dia meu mais, e tento não deixar eu mesma cair numa onda de sentimentos ruins.



SAILOR MOON


Finalmente um anime mais clássico e conhecido pra aparecer nessa lista!

Pra ser bem sincera, Sailor Moon foi o único anime grande que eu tive força de vontade e paciência pra terminar. E, por mais que ás vezes seja mais repetitivo(como todo anime maiorzinho), eu estou feliz que fiz esse “sacrifício”
Um anime sobre meninas com varinhas mágicas, minissaias, roupinhas de marinheiro, tiaras e botas que mesmo assim lutam contra o mal ? Acho que eu nem preciso falar mais nada, não é mesmo?

(PS: Além de ter sido o primeiro anime que eu assisti com um casal lésbico)
(PS²: Não tenho muito que falar sobre Sailor Moon, já que é um dos animes mais famosos de mahou shoujo e um dos famigerados “animes clássicos”)

O que esse anime mudou na minha vida: Todas nós podemos ser garotas(ou garotos, ou unicórnios) mágicos lutando contra o mal! Sério, a Serena/Usagi começa sendo uma principal bem “comum” e gente como a gente: Ela acorda atrasada pra escola, come na sala de aula, tem amigos e mesmo assim não se cala diante de uma injustiça. E mesmo assim uma menina super comum acaba sendo uma heroína! Além de que Sailor Moon quebra esse mito de que pra ser uma guerreira você não pode entrar no estereótipo de “feminina”. Você pode ser uma guerreira e lutar com suas tiaras e minissaias!

(PS³: E também, o Tuxedo Mask foi meu primeiro crush dos animes. Principalmente depois que redesenharam tudo)


DRAMATICAL MURDER



Já começo falando que, se for procurar esse anime depois de ler esse post... Por favor escreva “assistir anime” ou algo do tipo logo após o nome. Não me responsabilizo por nenhum susto.

O anime de DRAMAtical Murder é, assim como Hakuoki, baseado num dating sim/otome game. Basicamente, um jogo onde tem vários seres que nem sempre são humaninhos e você escolhe quem você vai pegar (Amor Doce e Eldarya, por exemplo, são jogos desse gênero online).A grande diferença é que DRAMAtical Murder é um jogo BEM PESADO e de yaoi.

(Já falei que não me responsabilizo por nenhum susto)

Não, o anime não tem cenas +18 e nem yaoi (tirando um beijo, mas essa parte foi mais pra comédia então não conta). Porém o que mais encanta em DRAMAtical Murder é a história e os personagens.

A história se passa num Japão do futuro, onde tudo está mais tecnológico e temos animais de estimação robô que falam, são GPS e guardam informações importantes (acredite se puder, isso é importante na história do anime) e nós seguimos a vida de Aoba, um cara que trabalha numa loja de conveniências e vive com sua vó e seu cachorro-robô Rem.

Bem, o Aoba em si já é bem estranho, já que ele não corta o cabelo porque ele sente dor( O cabelo dele até que é bonitinho no anime, já que na vida real seria um treco horroroso).

Tudo começa quando, num dia onde ele faz uma entrega, ele acaba entrando sem querer numa partida de um jogo de realidade virtual ( Só que sem os óculos, porque a tecnologia está avançadíssima) com um... homem vestido de coelho. Ele acaba conseguindo sair são, mas então ele encontra seu amigo líder de uma gangue. Resumidamente, ele descobre que tem o poder de entrar na cabeça das pessoas e, dependendo do que ele fizer, podem acontecer duas coisas: A pessoa se salvar ou enlouquecer e morrer.

(Eu estou sinceramente começando a questionar meus gostos por animes depois de fazer essa lista)

E, sério, cada pessoa que ele vai entrando na cabeça é uma história maluca que vai te deixar “WTF” e ao mesmo tempo “Meu deus, que daora”. E o final... Sem comentários.

O que esse anime mudou na minha vida: Num tempo de otaku iniciante meu, onde eu estava apenas nos animes famosos como Full Metal, Death Note e Sailor Moon, minha prima veio falando “vá assistir DRAMAtical Murder”. Eu não dei muita fé no anime de primeira, mas assim que eu terminei( e chorei no final, mas isso não é novidade pra mim) eu comecei a dar mais fé pros animes desconhecidos( e um sincero aleluia por eu ter feito isso) e conheci VÁRIOS outros animes, além de que TALVEZ tenha me feito criar uns 5 projetos de fanfics diferentes, mas isso é pra outro dia...

YURI ON ICE


(Vamos escrever esse item ouvindo “History Maker”, chorando e cantando? Vamos!)

Yuri On Ice é um anime até que atual, se eu não me engano é de 2016, porém não deixa de ter sido um dos animes mais marcantes e cativantes que eu já vi.

O anime é sobre patinação no gelo. Mais especificamente, sobre um patinador nível “ok” com uma autoestima extremamente baixa chamado Yuri( E ele está “on ice”, entendeu o nome do anime? Ok, chega) que perde um campeonato e por isso volta pra sua cidade natal e reencontra sua família, sua professora e seus amigos e diz pra todos eles que não vai patinar mais. Porém, Yuri um dia vai patinar na cidade sem profissionalismo nenhum, só imitando a performance de Viktor, um patinador que é seu maior ídolo!

Bem, o que ele não esperava é que as filhas de sua amiga gravassem essa performance e postassem na internet, fazendo o mundo inteiro( Sim, isso inclui o Viktor) ver Yuri patinando!

Porém, Viktor aparece na cidade natal de Yuri e na casa do menino, dizendo que quer ser o treinador do Yuri. Ah, e no meio tem outro cara chamado Yuri que é patinador, mas todo mundo em algum momento acaba começando a chama-lo de Yurio.

(Porque, obviamente, se tem duas pessoas com o mesmo nome, a solução mais óbvia é colocar uma vogal no final do nome de uma delas.)

Além de uma opening maravilhosa, praticamente todas as cenas de patinação são incrivelmente lindas e de tirar o folêgo.

O que esse anime mudou na minha vida: Esse anime chegou em boa hora na minha vida, onde eu estava querendo desistir de tudo e só deixar a vida me guiar. Porém, Yuri On Ice me ensinou que nunca devemos parar, se esse é nosso sonho. Obviamente, nem todos nós temos um Viktor da vida pra nos treinar, mas nós temos que lutar pra realizar nossos sonhos.

(PS: Sim, eu ainda estou cantando History Maker)

Veja também:

0 comentários