animes featured

O guia básico dos gêneros principais de anime

10:13Cecília Rodrigues


Imagem relacionada

Bom dia/Boa tarde/Boa noite queridos leitores! Como estão? Espero que bem!

Já faz um tempo que não sai nada de anime por aqui, e como é um assunto que eu ADORO falar sobre... Cá estou eu!

Enfim, eu sei que de vez em quando o universo otaku pode ser levemente (ou muito) confuso. Principalmente se você é novo nesse meio! Quais animes assistir? E... que diabos significam esses nomes na categoria de “gênero”?

Como as categorias são divididas tanto em “assunto” quanto em “público-alvo” são realmente muito nomes. E eu, colocando novamente meu boné de guia turística (Invisível, já que eu nem sei se guias turísticos usam chapéu) para guia-los pelo universo dos gêneros de mangá e anime. Então apertem seus cintos, e venham comigo para aprenderem sobre os “Principais” termos desse assunto.

Shoujo: É o gênero de anime mais voltado pro público feminino (o que não significa que guris não possam gostar deles) jovens, cerca de 12-18 anos. Normalmente são coisas mais “suaves”, e na maioria das vezes, o romance é o assunto principal ou pelo menos um dos assuntos principais.

Anime de Shoujo que recomendo: ah, são tantos. Eu podia fazer uma lista inteira só deles. Kaichou Wa Maid-Sama. É romance, é colegial, e é maravilhoso. Além da protagonista, Misaki, ser uma mulher consideravelmente forte, vários personagens recebem arcos incríveis.

(PS: Se puderem, leiam o mangá. O anime literalmente acaba no capítulo 20 de um mangá de 80 capítulos. Tem muuuuita coisa importante lá)

Shounen: É o gênero de anime mais voltado para o público masculino (o que não significa que minas não possam gostar deles) jovem, cerca de 12-18 anos. Normalmente gira em torno de aventura, lutas e com humor leve e ás vezes forçado.

Anime de Shounen que recomendo: Sword Art Online. Admito que não sou a maior fã, já que pra mim o anime foi meio que se perdendo lá pro meio da primeira temporada. Porém, não deixa de ser um anime bom.

Josei: É praticamente uma evolução do Shoujo. Um gênero de anime que é voltado pra um público feminino adulto, cerca de 18-25 anos. Tem mais drama, os romances costumam ser narrados de forma mais realista, humor maduro e tudo é mais levado a sério.

Anime de Josei que recomendo: Nana. É bem dramático, ao meu ver. Narra de assuntos super atuais, com duas personagens principais maravilhosas e super diferentes. Foi um anime que me deixou me sentindo pesada, mas não num sentido ruim.

Seinen: Uma evolução do Shounen, sendo voltado pro público masculino adulto com cerca de 18-25 anos. Costumam ter mais violência, personagens( na maioria das vezes femininas) seminuas, com um humor mais adulto e temas mais sérios.

Anime de Seinen que recomendo: Tokyo Ghoul. Sem mais palavras, esse anime me deixou num estado de espírito de me arrepiar toda vez que ouço as primeiras palavras da opening. Pode não ser o meu favorito do gênero, mas é um maravilhoso.

Harem: É um gênero de anime que representa quando existe um protagonista masculino e ele está cercado de meninas que o querem. Costumam serem de comédia-romântica e sempre vai ter uma cena na piscina ou na praia porque eles precisam de desculpa pra colocar as personagens de bíquini.

Anime de Harem que recomendo: Nisekoi. Admito que nunca fui uma fãzona desse gênero, graças a um certo anime (School Days, estou falando com você) que me traumatizou.

Porém/Contudo/Todavia, Nisekoi conseguiu me conquistar com romance bem elaborado, cenas de comédia que nem sempre são engraçadíssimas, mas sempre vão te fazer ou dar um sorrisinho ou revirar os olhos.

Harem reverso: É exatamente o oposto do Harem, já que nesse há uma protagonista feminina cercada de caras que a desejam. Em vários casos, eles costumam vitimizar a protagonista, a colocando em situações onde um dos caras sempre vem resgata-la. Mas temos também mulheres guerreiras, maravilhosas, e incríveis.

(Deixemos a conversa sobre vitimização, sexualização e masculinazação da mulher nos animes pra outro post).

Anime(s) de Harem Reverso que recomendo: Nesse eu dei uma roubada gigante. Já que esse é um gênero não tão visualizado e que eu sou fã, trouxe dois animes que eu sou apaixonada para essa lista: Hakuoki e Akatsuki no Yona.  Ambos, por coincidência ou não, são de época com mulheres que batalham. As duas principais são bem #GirlPower, e são absurdamente MARAVILHOSAS, que nem os animes que pertencem.

Slice of Life é um gênero mais fácil de entender, super leve, não costuma ter um drama supremo. Costuma ser de cotidiano, e mostra normalmente personagens amadurecendo, aprendendo sobre a vida e tudo mais.

Anime de Slice Of Life que recomendo: Tamako Market! Super engraçadinho, leve. Além de super fofo, conseguiu com que eu me identificasse com algumas das personagens, e me fez ficar bem feliz!

Gêneros pesados:
Hentai: Pornografia, basicamente. Nem sempre tem censura, e as reações são um tanto quanto...exageradas.

Gore: Anime com violência exagerada: assassinato, estupro, muito sangue, muita morte. O anime perfeito pra quem ama ver tripas saindo da tela.
                                                                                         
Yuri: Apesar de que nem sempre tem cenas explícitas, é categorizado por algum tipo de relação romântica e/ou sexual entre duas mulheres( Também pode ser conhecido como GL)

Yaoi: Apesar de que nem sempre tem cenas explícitas, é categorizado por algum tipo de relação romântica e/ou sexual entre dois homens( Também pode ser conhecido como BL)

Shotacon: Anime com cenas sexuais entre um homem mais velho e um garoto. No Brasil é considerado pedofilia, mas no Japão é bem comum.

Lolicon:  A mesma coisa que o Shotacon, porém a criança é do gênero feminino.
Essa foi apenas a lista dos gêneros com nomes “complicados” que não costumam ser usados no nosso dia a dia (Então, obviamente, temos animes de comédia, terror, mistério, suspense, entre outros gêneros que já estamos acostumados a ouvir). Como não sou a melhor pessoa para dar exemplos dos gêneros mais pesados, apenas introduzi uma breve explicação.

_________________________________________________________________________________

Definitivamente, o mundo dos animes e mangás é bem mais complicado e complexo do que muitas pessoas imaginaram. Não é pra um grupo de pessoas, e nem pra um só interesse. Tem de todos os tipos pra todas as pessoas!

Veja também:

0 comentários