featured livros

Resenha | Mentira Perfeita – Carina Rissi

14:57Ayllana Ferreira



FICHA TÉCNICA

Nome: Mentira Perfeita
Autora: Carina Rissi
Páginas: 462
Gênero: Romance Chick-list
Editora: Verus
Sinopse: "Com Mentira perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas.

Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa — qualquer coisa mesmo! — por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera — e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira perfeita é um spin-off de Procura-se um marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração."




_________________________________________________________________________________


Alguns livros são difíceis de resenhar, principalmente aqueles em que você dá a louca, se apaixona pela história e cisma de ler tudo no mesmo dia. Pois bem, acho que nesse momento, já devem ter sacado o que aconteceu. Recebi Mentira Perfeita em uma tarde, e como sou apaixonada pela Carina e pelo universo de Procura-se Um Marido – a obra é um spin off do best-seller, que também é maravilho, por sinal – decidi que iria dar só uma espiadinha nos primeiros capítulos. A espiadinha se tornou várias páginas, quando vi, já estava na metade do livro e aí tudo aconteceu rápido demais. A história se tornou ainda mais envolvente e eu tinha que terminar de lê-la. Era uma questão de honra! Já estava na hora de dormi? Obviamente. Mas fazer o quê, meu espírito de leitora compulsiva para não dizer sem controle não me permitiu parar. Resultado: hoje estou com dois dedos de olheira em cada olho.

Se me arrependo? Claro que não, faria novamente. Se eu tenho juízo na cabeça? Claramente que não novamente uhaeuhaehu. Brincadeiras à parte, dessa vez, a Carina Rissi conseguiu me surpreender mais do que o normal. Diferentemente de todas suas obras – embora as outras sejam tão divertidas quanto -, Mentira Perfeita exalta bom humor e doçura. Escrito em primeira pessoa, em vários momentos me senti na pele de Júlia e Marcus – os dois protagonistas e narradores da trama -, vivendo cada uma daquelas trapalhadas e histórias memoráveis. Desde a escolha de palavras da autora a construção da narrativa, ambas proporcionaram um sentimento de intimidade, no qual me permitiu criar mais apego e carinho por aquela obra. E junta tudo isso com o bom-humor dos personagens, tá pronto um sorvetinho mais que inesquecível!

Júlia é uma menina simples com um bom coração, que dá ao seu máximo para fazer com que todos ao seu redor fiquem felizes. Quando mais nova, ela foi abandonada pela mãe e criada como uma filha querida por sua tia. Há cinco anos, tia Berê foi diagnosticada com insuficiência cardíaca, e vive lutando contra o próprio tempo para conseguir um coração novo antes que o seu pife de vez – estou tratando o assunto com o bom-humor porque a Carina trata também, não sou insensível, galera pelo menos não sempre. O seu maior sonho é ver a sua sobrinha Jujuba se casar – Carina tem um amor por casamentos, vá entender uhahuea.

As coisas estão cada vez piores. A cada volta ao hospital, a protagonista sabe que talvez seja a hora de dar adeus a Berê. Após um ataque cardíaco extremamente grave desta, Juju decide contar uma pequena mentirinha para tentar deixa-la mais animada. Que tal um namorado imaginário, e o melhor, que está prestes a pedi-la em casamento?! A mentira deu certo, certo até demais, se tornou uma mentira perfeita.

Após sair do hospital, Berenice começa às escondidas os preparativos para o casamento da sobrinha, com direito a pombas voando depois dos votos e uma carruagem estilo Rainha Elizabeth para leva-la até a igreja. Para piorar tudo ainda mais, o contrato do cerimonial só pode ser desfeito pela própria tia Berê, e como contar toda a verdade sem ela bater as botas de vez?!

Paralelamente, Marcus <3 – o amado irmão do protagonista de Procura-se um Marido – está decido a morar sozinho após tantos anos de dependência. Quando era mais novo, ele sofreu um acidente que o tornou paraplégico. Mas no fundo do fundo, ele ainda tem esperanças de voltar a andar e quando isso acontecesse, ele “voltaria a ser quem sempre foi” e conquistaria todos os seus sonhos, com direito a uma página biográfica no Wikipédia uhaehue. Só que as coisas não são tão simples quanto o esperado. Após um incidente memorável – para não dizer hilário - com um prego, seus pais acreditam que ele tentou suicídio, dificultando qualquer sonho de independência ou de voltar “a ser normal” – as aspas condizem a palavras do protagonista. Depois de muita treta e discussão entre os Cassinis – como não amar aquela família??? -, eles entram em um acordo. Marcus poderia se mudar, desde que encontrasse uma cuidadora.

Já ligaram todos os pontinhos, querido leitor?! Após um primeiro encontro repleto de muita tensão sexual, os dois protagonistas criam um acordo, Marcus seria o suposto namorado de Júlia e ela a sua suposta cuidadora, ou seja, uma mentira perfeita novamente!

Posto todas as cartas à mesa, hora de voltar a parte crítica da história. Geeente, o relacionamento do Marcus com a Júlia é uma GRACINHA. Acho que tudo que faltava no Max, sobrou em seu irmão. Um humor ácido, uma personalidade forte e um charme irresistível. Sei que digo isso a toda resenha de um livro da Carina Rissi, mas DEFINITIVAMENTE, o Marcus é o meu favorito! Embora algumas vezes seja meio babaca, eu adorei a sua personalidade e o seu jeitinho de viver a vida.

Já a Júlia, bem, ela não é a minha protagonista favorita. Mas eu adorei o que os dois protagonistas viveram, e claro, transmitiram para o leitor. “A deficiência está no coração do preconceito” e “O amor verdadeiro supera qualquer barreira, cura”. Essas frases são minhas, mas acho que descrevem muito bem o livro que hoje resenho. Diferentemente de seus primos próximos do gênero e de seus parentes – nascidos da mente da Carina Rissi -, Mentira Perfeita não são só palavras bonitas e um romancezinho leve, é uma narrativa que debate o assédio e o preconceito de uma maneira suave, todavia ainda assim tem um tom crítico e duro. A realidade é cruel, e nem mesmo o romance mais bonito pode florear isso. E acho que esse foi um dos maiores acertos da Carina nessa obra, escolher trabalhar um tema tão delicado de uma maneira leve, ao mesmo tempo em que foi também realista.

Com relação a história em si, eu me apaixonei com os personagens e com suas personalidades. Eles são bem construídos, exalando vida – no sentido de que é possível senti-los ao longo da narrativa – e com traços únicos, marcados por suas vivências. São também pessoas carregadas por traumas que encontram um no outro o conforto e a salvação. Awnsss, quer coisa mais lindinha?! 

Mentira Perfeita está entre os melhores livros da autora.



Veja também:

0 comentários