Resenha | Simon Vs.A agenda Homosapiens

13:15Cecília Rodrigues

FICHA TÉCNICA

Nome: Simon Vs. A agenda Homosapiens
Autora: Becy Albertalli
Páginas: 272
Gênero: Romance, Colegial
Editora: Intrinseca
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.

Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.

_________________________________________________________________________

Ok, eu enrolei por bastante tempo para fazer crítica desse livro. Porém/contudo/todavia, agora que o filme Com Amor, Simon já está nos cinemas( ou estava, não me lembro bem), percebi que não havia hora melhor pra dizer o que eu achei desse livro.

Simon Vs. A agenda Homosapiens também traz uma reflexão maravilhosa sobre por que homossexuais tem que se assumir, sendo que(pelas próprias palavras de Simon) "Héteros não tem que sair do armário". Uma reflexão bem válida para os dias de hoje, né nom?

Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Eu costumo falar mais sobre a obra em minhas resenhas, mas acredito que este livro é um daqueles que você tem que ir só de cabeça aberta mas sem saber muita coisa, porque pode acabar estragando AQUELES momentos do livro.

Apesar de eu não poder dizer que me identifiquei completamente com a história, eu mergulhei facilmente nela. Tem um jeitinho bem adolescente paranoico e apaixonado de narração( que eu, pessoalmente, adoro) que fez com que eu desse altas gargalhadas e até chorasse dentro de sala de aula.

Cada um dos nervosismos do personagem, todos os conflitos internos que ele passa e os que ele passa com sua família e seus amigos são sentidos na minha pele. Lembro que eu me arrepiei inteira e fiquei folheando as páginas de forma tão rápida e nervosa que recebi pelo menos perguntas de umas cinco pessoas diferentes se eu estava bem, E eu não me arrependo de ter devorado esse livro tão rápido, já que me encantei mais a cada segundo que eu passava os olhos pelas palavras.

Recebi Simon Vs. A agenda Homosapiens dos meus pais, já que eles estavam com dinheiro sobrando e ofereceram um livro para mim e outro para minha irmã. Eu não acho que eles tinham ideia sobre o que era o livro, mas não deixei isso me impedir de me imergir completamente na história.

Os personagens secundários são íncriveis, o relacionamento entre eles mais ainda e toda a revelação do final foi algo que fez eu afundar minha cabeça no travesseiro para não berrar.

Foi realmente como se eu estivesse vivendo uma nova vida, como outra pessoa.

Simon é um personagem encantador que narra o mundo de forma reflexiva sem perder a graça e o leve drama de todo adolescente. Com personagens maravilhosos e diálogos apaixonantes, Simon Vs. A agenda Homosapiens é um daqueles livros que eu até queria que fosse entregue nas leituras obrigatórias da escola.

(PS: Vale lembrar DE NOVO que o filme Com Amor, Simon já saiu e apesar de não ter visto

ainda, tenho o pressentimento que vai ser maravilhoso! Se alguém tiver chance, vá ver o filme!)

___________________________________________________________________________


Veja também:

0 comentários