featured livros

Resenha | Cidade dos Anjos Caídos - Cassandra Clare

19:00Ayllana Ferreira

Resultado de imagem

FICHA TÉCNICA

Nome: Cidade dos Anjos Caídos
Autora: Cassandra Clare
Páginas: 364
Gênero: Fantasia | Aventura
Ano: 2012
Editora: Galera Record
Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.



_________________________________________________________________________________


“ – Ela conseguia criar demônios espalhando gotas do próprio sangue na terra de um lugar chamado Edom – explicou Alec – E porque nasceram do seu ódio a Deus e à humanidade, se tornaram demônios – Ciente de que todos o estavam encarando, deu de ombros. – É só uma história.– Todas as histórias são verdadeiras – afirmou Isabelle.”

A franquia Instrumentos Mortais é divida em dois arcos de história, uma formada pelos três primeiros livros, que retrata a guerra entre os Caçadores da Sombra contra o habilidoso e engenhoso Valentim. Já na segunda parte, retratada nos três últimos livros, o vilão não é mais um sonhador, e sim alguém realmente perverso. Ninguém mais, ninguém menos que o próprio Sebastian.
“Cidade dos Anjos Caídos” é o quarto livro da série, e é mais um dos clássicos  8 ou 80. O início da narrativa é bem lento, além do enfoque exagerado na vida do Simon, – desde seu romance com as duas garotas ao cotidiano como vampiro – tornando a leitura diferente. Em todos os anteriores, Clary e Jace foram os principais. Vê-los em segundo plano é até mesmo estranho. Porém, o novo casal não é esquecido, e no início da obra, vemos várias cenas amorzinho entre os dois.
História vai, e história vem, Jace começa a ser perturbado por alguns sonhos, e decide que se afastar da garota seria a melhor maneira de deixa-la segura. Contudo, como todo apaixonado e romance adolescente, o distanciamento dele faz com a namorada se sinta insegura, e tenha medo de que o sentimento entre os dois tenha acabado. Por mais que seja importante demonstrar que todo relacionamento passa por altos e baixos, a autora exagerou na insegurança da heroína e o drama do herói. Os dois personagens que antes eram divertidos e encantadores começaram a ser tornar previsível e cansativos. Além disso, o romance que antes era bonitinho, começa a se transformar em algo exagerado, e até mesmo cricrizento.
Outro personagens é apresentado, Kyle. E apesar das várias atitudes erradas que o garoto tomou em seu passado, é impossível não torcer por ele, posto que é um dos personagens mais cativantes e divertidos da obra. O triângulo entre amigos, formado entre ele, Simon e Jace também é outro ponto forte, sendo capaz de arrancar boas risadas do leitor.
-Então, o que está dizendo – concluiu Simon – é que não só não quer que eu saia daqui agora que sei que é um lobisomem, como que não vai deixar eu ir embora?– Isso – disse Kyle – Quero dizer, você pode se mudar, mas eu vou junto.– Não é necessário – disse Jace – Posso muito bem ficar de olho em Simon, obrigado. Ele é meu integrante neófito do Submundo para zombar e dar ordens, e não seu.

Após uma longa calmaria no universo dos caçadores, um bebê mundano é abandona e resgatado. Algum tempo depois, ele morre após ser batizado. Quando Jocelyn e Clary vão ao hospital descobrir o porquê de sua morte, elas descobrem que alguma seita adoradora de demônios está tentando criar outras crianças como Sebastian, metade demônio e metade humano. Resta aos caçadores combater tal seita, e evitar que o antigo vilão ressurja.
O final da obra é surpreendente, mas ao mesmo tempo revoltante. A forma com que Simon, Clary e Jace lidam com a vilã é inesperada, e ao mesmo tempo genial. É turbinado de ação, e ao mesmo tempo, repleto de emoção. O que torna tudo revoltante é que apesar de todo o esforço, a situação se desenrolou para o lado errado, abrindo uma brecha para o mal ressurgir.
Certamente, além do casal formado pelos dois protagonistas, o formado por Alec e Magnus é apaixonante. Os dois se amam de verdade, e esse amor é tão puro, que é capaz de arrancar alguns suspiros do leitor. Além disso, a própria evolução do primeiro é surpreendente. De um personagem reprimido e rabugento, Alexander se torna divertido e encantador.
Por fim, apesar do enfoque exagerado em Simon, ele a Isabelle são personagens encantadores, e ver o relacionamento entre eles começar a se desenvolver, deixando de ser apenas uma brincadeirinha é encantador. A caçadora é fascinante, sendo uma mulher forte e destemida. Já a gentiliza e o senso de humor do vampiro são suas principais armas de chama. Inquestionavelmente, formam um casal único. Será que existe alguma chance real entre eles?

Veja também:

0 comentários