entretenimento featured

Crítica | A Vida é Bela

15:20Ayllana Ferreira


Resultado de imagem para a vida é bela filme


FICHA TÉCNICA

Título: A Vida é Bela
Data de lançamento: 5 de fevereiro de 1999
Elenco: Roberto BenigniHorst BuchholzMarisa Paredes ...
Gênero: Drama | Guerra | Comédia
Nacionalidade: Itália
Distribuidor: Imagem Filmes
Faixa Etária: Livre
Sinopse: "Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam."


_________________________________________________________________________________

Resultado de imagem para la vida es bella pelicula

É impressionante como os filmes mais simples são aqueles que conquistam os nossos corações e mudam radicalmente a nossa forma de ver a vida. Embora A Vida é Bela seja mais um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, a forma com que os roteiristas encontraram para contar a sua história é única e chocante.

Não foi necessário o drama para marcar, o humor pode ser igualmente poderoso. De início, conhecemos Guido, um mestiço Italiano com muito bom humor e carisma. Com poucos minutos, já nos encantamos por ele e começamos a admirá-lo. Tanta vida, excentricidade e força em um só homem.

Após se mudar para a cidade, em uma das várias situações cômicas que o acontecem rotineiramente, ele conhece Dora, sua princesa. É amor à primeira vista, e os momentos iniciais da película são justamente isso. Com muito bom humor e divertimento, que são as marcas do filme e do personagem, conhecemos a história do casal principal.

O mais interessante é que somos completamente enganados pela essência da película. Diretamente, vemos uma história de amor peculiar, mas nada tão drástico ou diferente. Indiretamente, vemos uma crítica brilhante aos horrores sofridos pelos considerados como impuros por Hittler.

História vai, história vem. Os dois acabam se apaixonando e do fruto desse amor, nasce Giosué, uma criança esperta e teimosa.  A felicidade parece ser a companhia constante daquela família, até que um dia, eles são levados a força para o campo de concentração.

A partir daí, começa o grande drama da história. Disposto a fazer com que sua família sobreviva e seu filho não perceba o que está acontecendo, Guido forja um “falso jogo”, no qual seu filho deveria se esconder dos homens maus – os soldados alemães; as crianças eram as primeiras vítimas da câmara de gás - e se comportar – ficar longe dos soldados, e suportar as péssimas condições que os prisioneiros eram submetidos – para ganhar uma passagem de volta para casa em tanque de guerra.

De todos os filmes que já vi com essa temática, inquestionavelmente A Vida é Bela foi o que mais me emocionou - quem é O Menino do Pijama Listrado perto dele. Como já disse, de uma maneira sutil e com várias metáforas, percebemos os horrores sofridos por aquelas pessoas. Sentimos na pele toda a dor, o sofrimento e angústia. Sentimos também o desespero de um pai para fazer com que o filho não perceba a realidade cruel e desumana que está à frente.

Uma obra-prima, não há palavra melhor para qualifica-lo. Tocante, emocionante e surpreendente. A cada minuto, eu me desesperava mais com aquela situação, implorava que eles fossem resgatados e houvesse um final diferente.

Se eu já odiava tudo o que a Segunda Guerra representava, terminei detestando ainda mais. A Vida é Bela me fez ter um novo olhar sobre aquele povo. Não só como vítimas, mas com pessoas fortes, que tentavam acima de tudo sobreviver aquilo tudo, continuar vivendo.

A iniciativa de ver a produção partiu de uma recomendação, e os minutos iniciais me deixaram meio confusa, principalmente após ler a sinopse da Netflix. Surpreendente, encantada e chocada, é como me sinto após o final. E assim como fui recomendada, recomendo também que vocês vejam, é aquele caso de “obras que o mundo deveria conhecer”. Não há palavras suficientes para descrevê-la, nem adjetivos suficientes para fazer jus ao seu potencial.

A Vida é Bela foi um filme lançado em 1999. Com nacionalidade Italiana, a obra foi vencedora de mais de 40 prêmios, incluindo o óscar.

Resultado de imagem para la vida es bella pelicula

Veja também:

0 comentários